SALSA

Salsa, também conhecida como Salsinha, Salsa-comum, Salsa-de-comer ou Salsa-hortense, é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retensão de líquidos.

Tanto as suas folhas quanto as suas sementes e raízes são utilizadas para fazer remédios naturais, além de poderem ser utilizadas como tempero na culinária.


Características

Típica da região mediterrânea central, a salsa dá um toque especial às culinárias do sul da Itália, da Tunísia e da Argélia.

O sabor fica mais acentuado quando se usa a planta fresca e recém-colhida. Seca, ela perde parte do aroma. Acrescente apenas no fim do cozimento — depois de apagar o fogo — e abafe o preparo por poucos segundos antes de servir.

A erva pode ser utilizada em saladas, molhos para todos os tipos de carnes, massas, sopas, pescados e legumes. Ela dá ainda um toque de frescor aos sucos de fruta.


Benefícios para a Saúde

O consumo regular de salsinha traz os seguintes benefícios para a saúde:

Prevenir câncer, por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;

Prevenir gripes e envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes como óleos essenciais, vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina;

Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em vitamina C e ter propriedades antibacterianas;

Prevenir anemia, por ser rica em ferro e ácido fólico;

Combater a retensão de líquidos, por ser diurética;

Prevenir e combater pedras nos rins, por estimular a eliminação de líquidos e ajudar a limpar os rins;

Prevenir doenças cardíacas, como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes;

Ajudar no controle da diabetes;

Prevenir trombose e AVC, por evitar a formação de coágulos no sangue;

Melhorar a saúde da pele e a digestão, devido ao seu alto teor de antioxidantes;

Controlar a hipertensão, por ser diurética;

Combater infecção urinária, por ter ação antibacteriana e diurética.

Para utilizar na cozinha, deve-se escolher a salsa fresca com folhas bem verdes e firmes ou a salsa desidratada pura, de preferência orgânica, pois assim ela terá mais benefícios. Veja como usar outras ervas aromáticas para reduzir o sal das refeições.


Como Usar

A melhor maneira para fazer a salsa fresca durar mais tempo é lavá-la apenas logo antes de usá-la, pois as folhas úmidas na geladeira tendem a escurecer e apodrecer mais rapidamente. Outra dica é guardar a salsa fresca na geladeira em um recipiente fechado e, para fazer as folhas durarem mais tempo, colocar um guardanapo ou folha de papel toalha sobre a salsa, para absorver a umidade e manter a frescura das folhas por mais tempo. Veja mais dicas em: Como congelar a salsinha para não perder os nutrientes


, Todos os direitos reservados a BAR ROYAL

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram