POLVOS

Os polvos são moluscos cefalópodes que apresentam grande capacidade de natação e camuflagem e destacam-se por sua impressionante inteligência.

Os polvos são moluscos da classe Cephalopoda extremamente interessantes e vivem no fundo do mar em praticamente qualquer profundidade. Esses animais destacam-se por sua forma peculiar e por apresentar incríveis meios de defesa. Estima-se que existam, no mínimo, 100 espécies diferentes de polvos.

→ Corpo dos polvos

Os polvos são animais de corpo mole, assim como todos os animais do grupo dos moluscos, e possuem oito tentáculos, que apresentam uma série de ventosas. A região de sua cabeça lembra um grande saco e apresenta olhos, um bico córneo quitinoso e um sistema nervoso altamente desenvolvido. Acredita-se que os polvos sejam os animais invertebrados mais inteligentes do nosso planeta, capazes até mesmo de utilizar ferramentas.

Em relação ao tamanho, os polvos apresentam comprimento total variado. Existem espécies, como o Octopus vulgaris (polvo comum), que podem atingir até um metro e meio de comprimento e pesar mais de dez quilos. Apesar disso, o maior polvo encontrado tinha mais de nove metros de comprimento.

→ Alimentação

Os polvos são animais carnívoros em todo seu ciclo de vida e alimentam-se, principalmente, de crustáceos, como caranguejos, camarões e lagostas, de peixes e de outros moluscos. A maioria desse animais alimenta-se à noite, embora existam espécies diurnas, como é o caso do polvo comum do recife. 

→ Polvos e a defesa contra predadores

Os polvos são predados pelas moreias, tubarões, raias, alguns peixes grandes, mamíferos marinhos, pássaros e seres humanos. Para fugir dos predadores, esses animais apresentam técnicas bem desenvolvidas. Uma dessas formas de defesa é a natação rápida, conseguida por meio de jatos d’água que saem do corpo do animal por estruturas especializadas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram