A merluza (palavra oriunda do latim Merluccius, lúcio do mar, devido à sua semelhança com esse peixe de água doce) é um nome de diversos peixes marinhos, pertencentes à ordem Gadiformes, que habitam o Atlântico, Mediterrâneo e Pacífico.
Pode ser um dos seguintes peixes:
- Família Merlucciidae
- Merluza européia (Merluccious merluccius)
- Merluza argentina (Merluccious hubbis)
- Merluza austral (Merluccious australis)
- Merluza chilena (Merluccious chilensis)
- Merluza peruana (Merluccious gayi peruanus)
- Merluza de cola (Macruronus magellanicus)
- Família Nototheniidae
- Merluza negra (Dissostichus eleginoides)
- Família Gadidae
- Merluza vermelha (Urophycis chuss)
- Merluza branca (Urophycis tenuis)
Seu corpo é alongado, moderadamente comprido, coberto por pequenas escamas, a boca é grande, protrátil e os dentes são afiados. A região dorsal e o flanco apresentam coloração azulada que se estende até a linha média do corpo; a face ventral é branco-prateada. As fêmeas chegam a medir até 90 cm de comprimento, enquanto os machos atingem, no máximo, 60 cm.
Realizam migrações sazonais verticais durante o dia, provavelmente devido a sua alimentação, realizada, principalmente, durante a noite (formam cardumes densos durante o dia, que se dispersa à noite). Sua dieta é composta, basicamente, por plânctons, cefalópodes, crustáceos e peixes menores. Existem registros que levam a acreditar que esses animais apresentam atos canibais.
A reprodução desses peixes ocorre no inverno e na primavera. Alcançam a maturidade sexual quando ambos os sexos chegam a 36 cm de comprimento, geralmente por volta de 3 a 4 anos de idade.
Possuem uma importância econômica grande, pois são exploradas como recurso pesqueiro dos países onde são encontrados, tanto para consumo interno com o para a exportação. A espécie mais apreciada na América e a merluza argentina (Merluccious hubbis).